O que é a Fonoterapia?

A fonoterapia é o auxílio de pacientes com objetivos específicos, feito com planejamento personalizado, frequência e duração individualizada, respeitando, sempre, as características de cada caso.

As alterações de fala e linguagem não estão basicamente associadas a uma deficiência particular, podendo estar presentes em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A terapia fonoaudiológica pode ser realizada para prevenção ou reabilitação dos Distúrbios da Comunicação nos seguintes campos de atuação: Linguagem Oral e/ou Escrita; Motricidade Orofacial; Voz; e Audição.

As queixas mais presentes em crianças são: o atraso de linguagem; a troca de sons durante a fala; ceceio anterior e lateral (língua entre os dentes); gagueira; voz; e leitura/escrita.

A fala abrange a participação de várias funções como a sucção; a mastigação; a deglutição; e a respiração. Essas funções vão nos preparar para a comunicação, ou seja, todos esses fatores vão estimular a forma de pronunciar as palavras melhorando a articulação.