O que é a Gestalt-Terapia?

A Gestalt-terapia é uma das muitas maneiras de se fazer psicoterapia. Foi concebida por Fritz Perls na década de 1950. Pretendendo buscar explicações racionais e lógicas para o que acontece ao homem quando se encontra em desequilíbrio psicológico.

Além disso, a Gestalt-terapia é uma forma criativa; científica; poética; e artística de se fazer psicoterapia. É uma caminhada com a mente e com o coração.

O objetivo desta terapia é o de habilitar a pessoa a usar, além da cognição, suas sensações, emoções e sentimentos; integrando todo o potencial que a natureza lhe disponibilizou para fazer frente à sua realidade.

Pode se dizer também que a Gestalt, é mais que uma terapia, ela se apresenta também como uma filosofia existencial, humanista, uma “arte de viver”. Busca sair do determinismo alienante do passado e do meio.

Com o decorrer do tempo a Gestalt-Terapia, também ficou conhecida como terapia do contato, que tem como finalidade conhecer e trabalhar: a consciência da pessoa e com o todo que essa pessoa traz. Fritz Perls, o mentor desta abordagem se dedicou a colocar na prática toda a filosofia titulada por Wolfgang Köhler (pai da Gestalt).

Deixe uma resposta