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Confira as dicas de alimentação saudável, as combinações de alimentos naturais e frescos, truques e substituições que vão deixar seus pratos ainda mais apetitosos e o melhor vão fazer muito bem para a sua saúde.

Alimente-se bem!

  • Coloque os vegetais para cozinhar no vapor enrolados em papel manteiga. Quando servir, despeje o líquido depositado sobre o alimento.
  • Cozinhe e grelhe carne vermelha com suco de mamão ou abacaxi, assim ficam mais macias
  • Asse sobrecoxa de frango no molho de laranja, ficam adocicadas e saborosas.
  • Cozinhe cenouras com suco de laranja e no final acrescente um pouquinho de requeijão light e cheiro verde, ficam bem interessantes.
  • O suco de limão realça o sabor da maioria dos vegetais, use-o no lugar do sal. Primeiro colocar o limão e depois o sal, com certeza vai utilizar bem pouco sal.
  • Os legumes para serem refogados devem ser colocados em fogo baixo e deixar que o próprio legume solte a água.
  • Para que o bife não perca líquido e não fique duro é importante passar o bife em uma camada fina de trigo antes de grelhar, assim os líquidos não evaporam e nem os nutrientes se perdem.4
  • Umedeça ervas secas sobre papel toalha antes de usá-las.
  • Enfarinhe a forma de bolo com farinha integral ou farinha de aveia, assim adiciona-se fibras na receita.
  • Ao cozinhar beterrabas junte um pouco de suco de limão para conservar a cor, esta água deve ser aproveitada no preparo de outros alimentos.
  • Coloque sal no molho branco depois de pronto, se for colocado antes do cozimento o gosto acentua.
  • Se quiser dar mais sabor ao molho branco, ferva o leite com uma folha de louro e cebola.
  • Ao fazer omeletes, suflês e panquecas, adicione uma pitada de fermento, assim ficarão maiores e mais leves.
  • Faça batata frita assada – em uma forma de bolo coloque a batata palito congelada e leve para assar até ficarem douradas.
  • Use mais colorau nos molhos vermelhos, cebola e pimentão, irá acentuar a cor.
  • Use cacau ou malte em pó no lugar de chocolate comum.
  • Prepare frango com osso, pois ele dá sabor ao alimento.
  • Assar hambúrguer, almôndegas e quibes em forno, ao invés de fritá-los.
  • Congele queijo magro e rale em ralo grosso, assim terá queijo ralado magro, diminuindo a quantidade de sódio.
  • O macarrão fica gostoso se acrescentar ao molho, requeijão light e raspas de noz moscada.

 

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